16 de abril de 2014

Resenha: Arrabal e a noiva do capitão


Autora: Marisa Ferrari
Páginas: 368
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Sinopse:
Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli... Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.


Gioconda vive em Nápoles no século XVIII, e está em trabalho de parto, e depois de muito sofrimento ela dá a luz a dois lindos meninos gêmeos, Giordano e Giuseppe, e seu marido fica muito feliz.

Mas logo que Gioconda dá a luz, ela começa a perder a paciência muito fácil com seus filhos e com tudo a sua volta, e começa a ficar muito perturbada. Hoje em dia isso se chamaria depressão pós parto, mas naquela época não sabia o que era.

Trinta anos se passa, e os gêmeos seguiram vidas completamente diferentes, Giuseppe hoje é conhecido como Arrabal, todos conhecem ele como o poeta e ator da cidade. Muito prestativo, sempre ajudava as pessoas.Mora dentro de uma carroça junto com outras pessoas que agora são sua família e seus parceiros de teatro. 

Giordano é o orgulho do pai, ele ao contrário de Giuseppe seguiu a vida que Carlo Giacomo Romanelli queria, é capitão chefe da guarda do rei, e muito sério em tudo que faz.

É impossível Giordano e Giuseppe dividirem o mesmo espaço, eles nunca estão no mesmo lugar quando o outro está e sempre dizem que um não pode viver enquanto o outro existir, e isso faz com que ninguém saiba que os dois são gêmeos, principalmente porque Giuseppe usa máscara de seu personagem Arrabal, a todo o momento.

A família nunca fala de Giuseppe, o pai sempre diz que ele morreu, e se nega a falar sobre o assunto, agora Giordano está sendo obrigado a casar com uma jovem que ele nem conhece, só para satisfazer a vontade de seu pai.

Luigia di Medinacelli conhece Arrabel após assistir uma apresentação dele, e se apaixona, se encontram depois do espetáculo e assim começa um amor entre os dois, mas ela sabe que está prometida a outro homem.

Sem saber que Giuseppe e Giordano são gêmeos, Luigia  vai conhecer seu futuro marido, ela acha que é Arrabel, e que está disfarçado para poder casar com ela, mas quando  começa a conversar com ele percebe que aquele homem sério e frio, não pode ser seu amado poeta.

Uma história surpreendente e cheia de carinho, muitos personagens secundários surgem a todo momento, mas não passam despercebidos, porque  são importantes na história.

O desfecho da história é impressionante, fiquei de boca aberta quando cheguei ao fim, não esperava que fosse do que jeito que foi. Maravilhoso, gostei demais do livro.
Recomendo.



 

3 comentários:

  1. Esta será a minha próxima leitura da editora, acho que neste feriado mesmo e espero gostar tanto quanto você, estou bem ansiosa pela a leitura. Esta capa é linda demais!

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-minha-ultima-duquesa.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Vim te fazer uma visitinha.
    Espero ler esse livro logo e espero me surpreender tão quanto você.
    Quero muito ler esse livro, pois já li várias resenhas positivas ^^
    Te espero lá no blog.
    Bjs*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  3. Por mais que pareça bom, não sei se leria esse livro

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e opiniões. Lembrem-se que a opinião de vocês é muito importante para o crescimento do blog. Beijos meus queridos.