29 de janeiro de 2014

Resenha: Quando eu era Joe


Quando eu era Joe 
Keren David  
320 páginas
Editora Novo Conceito

Sinopse
 Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.



Tyler é um garoto de 14 anos que acaba de presenciar um crime no parque onde envolve garotos de sua idade, e o pior seu melhor amigo.

Logo após dar o depoimento à polícia, ele e sua mãe depois de muito relutarem, entram para a proteção à testemunha, além de mudar de cidade, de escola e de amigos, Tyler precisa mudar de nome, e passa a se chamar Joe.

Algum tempo se passa até que aquele garoto do passado que era tímido, e sempre ficava praticamente implorando por atenção de seus amigos, muda, e agora Joe decide que já que mudou de nome e de vida, ela vai recomeçar. 

Joe começa a malhar e mudar tudo de que ele não gostava em si, veste roupas diferentes, e logo vira popular na sua nova escola, os garotos da escola não gostam muito dele, por ele fazer sucesso com as meninas e se tornar um corredor famoso.

O tempo pode passar, as coisas podem mudar, mas o fato de Joe não ter dito toda a verdade à polícia continua rondando sua cabeça, ele esconde fatos importantes (não sabemos o que é), e muitas vezes no livro, Joe nos mostra que as coisas não aconteceram realmente da forma como ele contou.

Quando ele acha que está tudo bem e ele pode finalmente ter uma vida normal, começam a chegar ameaças para a sua família, e ele precisa começar a fugir de novo, de cidade em cidade, com a polícia querendo que ele conte mais e mais vezes o que aconteceu na noite daquele terrível crime.

O fato de Joe mudar assim tão de repente, até seu jeito de falar e agir, nos deixa meio confusos, afinal não é tão fácil assim uma pessoa normal mudar tão rápido.

Acho que um novo “eu” não muda quem uma pessoa realmente é.  Será que Joe realmente é aquele bom garoto que ele mostra ser?

Esse é o primeiro livro de uma trilogia e estou muito ansiosa para o próximo.

O livro me deixou bem curiosa, porque o autor vai soltando dicas aos poucos, e nós temos que ficar juntando as peças do quebra cabeça para saber o que aconteceu e o que vai acontecer a seguir.

Gostei muito do livro.
 


2 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Quero muito ler o livro, pois fiquei ansiosa com o lançamento.
    Amei a resenha ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, também gostei muito do livro, e assim como você, também estou ansiosa pela continuação. Espero que não demore.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e opiniões. Lembrem-se que a opinião de vocês é muito importante para o crescimento do blog. Beijos meus queridos.